há 80 anos

Institucional

Histórico

8 Tabelionato

Criado em 16 de agosto de 1971, o 8º Tabelionato de Notas de Porto Alegre é um serviço delegado do Poder Público, nos termos da lei 6.124 de 28 de dezembro de 1970, da comarca desta capital. Neste local, são prestados serviços de: reconhecimento de firmas, autenticação de documentos, procurações, atas notariais, separações, inventários, divórcios, partilhas, escrituras e testamentos.

Visando o aprimoramento no atendimento ao público e a modernização das instalações do espaço físico, o 8º Tabelionato de Notas de Porto Alegre, desde março de 2010, está localizado na Av. Protásio Alves, 2830, bairro Petrópolis, em Porto Alegre (RS). O atendimento ao público é feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30min, sem fechar ao meio-dia.

A mudança de endereço para o bairro Petrópolis, em 22 de março de 2010, foi a primeira de muitas modernizações feitas desde que o Tabelião designado Rafael Leocádio dos Santos Neto assumiu o 8º Tabelionato de Notas de Porto Alegre. Atualmente, o espaço conta com um ambiente totalmente climatizado e informatizado. A equipe de colaboradores está capacitada para o atendimento ao público, sob orientação e supervisão do Tabelião e sua Substituta.

O Tabelião designado Rafael Leocádio dos Santos Neto é natural de Erechim (RS) e iniciou suas atividades notariais em 1972, aos 20 anos de idade, na função de atendente , no antigo Ofício Distrital do Sarandi. Aos 21 anos, já exercia as funções de Escrevente Autorizado, e, aos 23 anos de idade foi nomeado Oficial Ajudante, cargo hoje equivalente a Tabelião Substituto.

Em 02 de setembro de 1988, foi efetivado no cargo de Tabelião de Notas do 12º Tabelionato de Notas de Porto Alegre, nos termos do artigo 208 da Constituição Federal; por ato do Desembargador Oscar Gomes Nunes, 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, exarado no Boletim nº 3.903/88-DP, publicado no Diário Oficial da Justiça no dia 2 de setembro de 1988.

Em 02 de dezembro de 2010, além do o 12º Tabelionato de Porto Alegre, Rafael Leocádio dos Santos Neto assumiu como interventor do 8º Tabelionato de Notas de Porto Alegre. Essa designação trouxe um novo desafio para a vida do Tabelião: modernização, segurança dos atos praticados e o bom atendimento aos clientes do 8º Tabelionato de Notas de Porto Alegre.